geografia politica no brasil
No território brasileiro também se configuram características e situações que envolvem a geopolítica, principalmente de acordo com as características sócio-econômicas das diferentes regiões do país, o desenvolvimento sustentável brasileiro, os conflitos entre o desenvolvimento agrário e populacional e os biomas nativos na zona rural e o crescimento urbanísitico, incluindo a inserção do país na economia internacional, tendo como destaque a negociação com grandes blocos e a formação de entidades supranacionais, como o Mercosul e a UNASUL. Desta forma, a geopolítica do Brasil está intrinsecamente ligada à Geopolítica da América do Sul.
Além disso, áreas importantes do país configuram o cenário geopolítico brasileiro, como o litoral marcado pelas ricas reservas de petróleo, incluindo o pré-sal nacional, o rio Prata, incluindo o ecossistema do Pantanal Matogrossensse, e a Floresta Amazônica, seja a Amazônia Legal ou a Amazônia internacional, além das fronteiras do país.
Temas sensíveis relacionados à Geologia, Geografia e à terra como a reforma agrária, aos estudos de planejamento urbano (Plano Diretor dos municípios) ou ainda as relações entre o Estado e a sociedade, ou entre o governo Federal e as regiões, no que tange à administração ambiental das áreas naturais-administrativas, são objetos da geopolítica do Brasil.
Temas como a geopolítica da fome, da Antártica e do Atlântico Sul e das águas fluviais do Rio Prata têm sido mais intensamente estudados na atualidade brasileira, principalmente porque interessam diretamente ao Brasil e seus vizinhos, tanto pelas perspectivas de cooperação e integração regional, como pelas disputas internacionais históricas ainda existentes, como devido às perspectivas futuras de disputas envolvendo o controle sobre recursos naturais estratégicos.
No âmbito estritamente doméstico os objetivos geopolíticos do Brasil estiveram sempre voltados para o tema da integração nacional, envolvendo, portanto, as