Geografia
GEOGRAFIA POLÍTICA/GEOPOLÍTICA CLÁSSICA A PARTIR DE UMA
DINÂMICA EM SALA DE AULA
Helio de Araujo Evangelista - UFF helioevangelista@hotmail.com RESUMO
O presente trabalho versa sobre uma prática de ensino referente à geografia política em sala de aula. A experiência abordada envolve vinte seis anos e sinaliza o quanto, no caso brasileiro, a disciplina veio recuperando espaço nas grades curriculares do ensino superior, assim como, o quanto o seu objeto de análise mudou, assim como a sua própria forma de abordagem se alterou. Assim, de uma trajetória de quase trina anos relacionado ao tema venho aqui trazer algumas reflexões sobre o ensino da geografia política.
Palavras-chaves: geografia política, geopolítica, sala de aula, ensino, didática.
Trajetória
Venho dando aula de geografia política ou geopolítica, nomenclatura que depende da grade adotada pela instituição, desde 1986.
Naquele tempo ainda tínhamos a vigência da guerra fria. A questão da guerra, particularmente da terceira guerra com caráter nuclear era corrente. Assim, pela reflexão sobre geografia à luz do teatro de guerra me inicio política. 1
na geografia
Inclusive, na falta de uma bibliografia em profusão promovida por
acadêmicos brasileiros à época, a sistematização de minha visão sobre a disciplina ocorreu a partir de obras editadas pela Biblioteca do Exército (Bibliex).
2
1
Cabe ressalvar antes desta experiência de sala de aula cursei uma cadeira de graduação em geografia política com a professora Lia Machado, além da convivência como orientando da professora Bertha Becker que muito ajudou na minha abertura para este campo da geografia. Mas o fato de terminante foi o de começar a dar aula num curso superior na Fundação Educacional de
Duque de Caxias em município de mesmo nome a partir de 1986.
2
Na época, com poucos recursos, tendo que passar pela Central do Brasil no intuito de pegar um ônibus para