Geografia politica
Curso de Geografia
Geografia Política
Prof. Dr. Dakir Larara M. da Silva
Aluno: Vitor Hugo Bachmann Vargas
1) Quais são os três períodos que elaboraram as doutrinas da geopolítica brasileira? O período de entre-guerras e é marcado pela sua natureza fragmentada, autores dispersos e carência de núcleo de estudos avançados nesta área; Pós segunda guerra até idos de 1980 a produção geopolítica é praticamente monopolizada pela escola superior de guerra (ESG) sendo nula a atividade acadêmica neste setor; Apartir de 1980, inaugura-se uma nova fase, onde as ciências sociais brasileiras, e entre elas a geografia incluem na sua lista de preocupações a geopolítica.
2) Comente um dos motivos que o texto apresenta sobre o fato da Geografia, de forma tardia, abordar a temática da Geopolítica em suas análises. A pouca participação da universidade é um dos temas que autor se refere da geografia de forma tardia, só começaram a pensar nesse assunto após os anos 90 antes disso se tratava somente da geografia física e seus espaços territoriais e pouco se falou da geopolítica que hoje sabemos que anda lado a lado com a geopolítica.
3) Como Rudolf Kjellén entende o conceito Geopolítica? No entender de Kjellén é ramo da ciência política e não da geografia, resulta daí uma divisão: E um lado ficam os geógrafos, seguidores de Ratzel e adeptos de uma geografia política, e de outro, autores que cientistas políticos ou não que defendem uma geopolítica, independente institucionalista da geografia.
4) Qual a contradição teórica que o texto afirma existir entre Ratzel e Kjellén? Com base nessa controvérsia entre Ratzel e Kjellén nasce a distinção entre a geografia política e a geopolítica, fala de uma “geopolítica geográfica” (feita por geógrafos como Ratzel, Ancel e Hartshorne) e uma “geopolítica política” herdeira de Kjellén praticada por políticos e altos funcionários como Mahan, Mackinder e o