Resenha texto 7.CASTRO, Iná Elias de. Geografia e Política: território, escala de análise e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005
Desta forma vemos que para entender a globalização pode ser vista como um processo que torna o mundo em um espaço, que é o resultado dos avanços tecnológicos e a disponibilidade dos mesmos para “muitas esferas da vida social”. Seguindo Iná de Castro apresenta as discussões sobre a organização do espaço mundial e os processos que afetam e são afetados por essa organização. No qual é dividido em três partes retratando a globalização, seus paradoxos e o papel dos Estados nacionais em um sistema global.
É importante lembrar que a globalização não é um processo recente ela já é percebida após a década de 1970. Castro salienta a importância dos avanços da tecnologia e da informação no processo da globalização. Ainda não há um consenso sobre uma economia global.
Os céticos e os radicais discutem sobre o papel do estado e quais os rumos a ser tomados diante da globalização. Giddens (apud CASTRO) ressalta que nem o céticos nem os radicais compreenderam exatamente o que é globalização e suas implicações mais profundas para a vida em sociedade. Já que os aspectos políticos, tecnológicos e culturais são deixados de lado.Com isso o Estado- Nação tem diversas mudanças ,sendo que ainda não existe nenhum modelo institucional que o substitua.
A força propulsora da economia é o sistema financeiro global, mas é o Estado que toma decisões de liberalizar e