Geografia, história e arte
INTRODUÇÃO..................................................................................04
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA..........................................................05
ATIVIDADE DE HISTÓRIA...............................................................07
ATIVIDADE DE ARTE......................................................................11
CONCLUSÃO...................................................................................12
REFERÊNCIAS.................................................................................13
INTRODUÇÃO
Como intuito de aprender cada vez mais, pois o conhecimento é algo que nunca será destruído, quero apresentar este portfólio de maneira clara para o leitor entender minhas expectativas.
Nunca se viu tantos deslocamentos humanos quanto no século 20. A Segunda Guerra mundial provocou uma nova experiência do movimento de populações que se tornou uma das mais significativas e traumáticas dos últimos tempos. O mapa mundial foi retraçado e muitas culturas foram dispersas ou transferidas de uma região à outra. Nosso tempo é sem dúvida a era dos refugiados, das pessoas em movimento, da imigração em massa. A impressão que se tem é que cada vez mais as pessoas cruzam fronteiras e transformam suas experiências em uma poderosa herança de resistência e autoconhecimento. E, as mídias são testemunhas desse fenômeno Novas impressões e pontos de vista são criados com o descer e subir de barreiras, muros e alfândegas.
Novas geografias e linguagens são impostas à um conjunto inteiro de culturas e antigas nações. Muitos artistas transformam os traumas do deslocamento numa importante renovação do pensamento e de reflexão sobre a sociedade contemporânea. Como aproximar as artes às novas realidades e subjetividades dessas novas fronteiras? Artistas vêem rejeitando rótulos e produções de exposições com temáticas nacionais em favor de propostas artísticas com