Caracterização ambiental do município de araçagi pb
A caracterização geoambiental do município de Araçagi foi elaborada através da ficha de campo, (Souza, 1999) e se apresenta da seguinte maneira:
O município localiza-se na depressão sublitorânea da Paraíba, no geofácies da vertente Oriental da Borborema; pertence a grande província geológica da Borborema, constituída por rochas do embasamento cristalino (pré-cambriano).
A unidade geomorfológica apresenta declividade que varia entre 3 – 8% “suave ondulado” na forma de vertente convexa, a situação do relevo aparece parcialmente dissecado em colinas, com feições resultantes de dissecação de lombada, colina, outeiro, morro e esporões; as feições resultantes de dissecação e de crista simétrica e crista assimétrica. A hidrografia do município é composta principalmente pelos rios: Bananeiras, Araçagi e Mamanguape, os quais pertencem a Bacia hidrográfica do Mamanguape, percurso de sentido Oeste a Leste, o ponto do curso é médio, largura do vale de 250 – 1000 m, com profundidade de 100 m; o material das bordas é aluvial; com regime fluvial semi-perene; apresentando uma forma de vale em berço, com o canal fluvial em talvegue simples, meandrado e leito predominantemente rochoso. Padrão de drenagem dendrítico e sub-dendrítico , caracterizando o clima Semi-úmido.
Os processos morfodinâmicos se deu Por meio de intemperismo do tipo desagregação granular, termoclastia, hidroclastia e corrosão. As ações pluviais se processa através de escoamento difuso, canelura, sulco de erosão e ravina; o movimento de massa se dá por reptação e solifluxão, com ações fluviais hidráulica, corrosão, corração, atrição, transporte e acumulação.
Em termos de formações superficiais e processos pedogenéticos a natureza do material é aluvial e eluvial, com espessura variando entre 1 – 2 m. O material tem uma característica argilo - arenoso com uma consistência pegajosa, que sofreu o processo pedogenético do tipo podzolização: