Geografia das Indústrias
JUNDIAÍ/ SP
2013
SUMÁRIO
1. Introdução
Sem as indústrias, seria inviável o abastecimento de grandes contingentes populacionais com os bens diários necessários, visto que a capacidade de transformação da natureza seria limitada. Elas ainda estão restritas a poucos lugares no planeta, mas a teia de relações que elas estabelecem, amplifica suas áreas de atuação. Há diversos tipos de indústrias e com diferentes estágios de desenvolvimento tecnológico, porém todas ajudam a impulsionar a economia e aprimoram as atividades agrícolas e do terceiro setor.
2. A importância da indústria
Antes da Revolução Industrial, a predominância era da agricultura. Os ganhos com a manufatura eram suficientes apenas para repor seus custos e se preparar para o período de produção seguinte, já a agricultura rendia, além do produzido, uma quantia a ser transferida ao proprietário da terra, sendo assim a única que gerava excedente. Com a Revolução Industrial, o homem adquiriu a nova habilidade de transformar produtos primários em secundários utilizando energia inanimada, transformando e reinventando a natureza. Isso foi uma mudança radical na economia dos países e nos padrões da sociedade: surgiram o capitalismo, a divisão social do trabalho, novas regras sociais, novos bens e novas maneiras de obtenção desses bens, as cidades se transformaram muito, etc, além de transformar também outros setores, como o da agricultura e, atualmente, não pode se imaginar os outros setores sem a dominância da indústria. Influenciou várias outras transformações, como a Revolução dos Transportes. O crescimento da economia foi subordinado à capacidade de gerar renda, empregos e criar novas atividades.
Hoje em dia, as indústrias continuam sendo um fator muito importante na economia e na sociedade de um país. Podemos ver isso em nossas casas, já que grande parte das coisas que compramos são passadas por um processo de