GEOGRAFIA DA INDUSTRIA ]
GEOGRAFIA DA INDUSTRIA
OURO PRETO – MG
2015
ESTEFANIA APARECIDA ROCHA
GEOGRAFIA DA INDUSTRIA
OURO PRETO – MG 2015
1ª questão: Após um período de grande sucesso em alguns países do capitalismo central, o Fordismo começou a dar sinais de esgotamento e o projeto de pleno emprego e aumento sem precedentes das taxas de lucro apresentou graves problemas. De acordo com RicardoAntunes quais foram as causas desse esgotamento? (Enumere e descreva pelo menos 3 causas).
Hipertrofia da esfera financeira, que ganhava relativa autonomia frente aos capitais produtivos, o que também já era expressão da própria crise estrutural do capital e seu sistema de produção, colocando-se o capital financeiro como um campo prioritário para a especulação, na nova fase do processo de internacionalização; A maior concentração de capitais graças às fusões entre as empresas monopolistas e oligopolistas; A crise do wefare state ou do "Estado do bem estar social" e dos seus mecanismos de funcionamento, acarretando a crise fiscal do Estado capitalista e a necessidade de retração dos gastos públicos e sua transferência para o capital privado;
Incremento acentuado das privatizações, tendência generalizada às desregulamentações e à flexibilização do processo produtivo, dos mercados e da força de trabalho, entre tantos outros elementos contingentes que exprimiam esse novo quadro crítico.
(Ver Chesnais, 1996: 69 e 84.)
2ª questão: Para Ricardo Antunes “A crise teve dimensões tão fortes que, depois de desestruturar grande parte do Terceiro Mundo e eliminar os países pós-capitalistas do Leste Europeu, ela Afetou também o centro do sistema global de produção do capital”. Descreva como a crise afetou economias tais como:
Segundo Ricardo Antunes na década