A industria da geografia
Introdução O objetivo deste estudo desdobra-se sobre a geografia da indústria, suas complexidades e características no meio industrial com o entorno envolvido, sendo este caracterizado pelas indústrias e a sociedade. O artesanato antecedeu a indústria e era disperso pelo Espaço geográfico. A produção era limitada e predominava o sistema familiar de trabalho. Nas cidades o sistema de corporações produzia para o mercado local. A moderna indústria nasceu entre o séc.XVIII e XIX, com o surgimento das máquinas e a diversificação dos meios de se obter energia. O sistema de fábrica caracteriza a indústria moderna. Trabalhadores, máquinas e matérias primas ficam reunidos em um mesmo local. Trabalhadores não são donos dos meios de produção. Primeiramente a indústria se estabeleceu próxima as bacias de carvão mineral, que era a fonte principal de energia tanto para a siderurgia quanto para a indústria têxtil.
Estas concentrações industriais geraram grandes centros urbanos, com mercados consumidores e mão de obra, infra-estrutura e transportes, gerando uma dinâmica de crescimento chamada de economia de aglomeração.
A importância: Indústria, segundo o dicionário de economia do século XXI é um conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação da matéria-prima em um produto acabado. Existem indústrias de diversos tipos e com diferentes estágios de desenvolvimento tecnológico. Algumas utilizam tecnologia de ponta e atendem o mercado mundial, enquanto outras usam técnicas tradicionais e atendem apenas o marcado local, mas todas elas impulsionam a economia e dinamizam as atividades agrícolas e o setor de serviços do país onde estão instaladas. A atividade industrial é muito importante nas economias dos países desenvolvidos e de muitos países em desenvolvimento, especialmente dos emergentes. A atividade industrial dinamiza a atividade agrícola, o comércio e os