Geografia da indústria
Geografia das Indústrias.
Plano do Curso.
1. Introdução. O que significa a abordagem geográfica - o espaço geográfico como o espaço da interação dos diversos entes, materiais e imateriais; - o espaço geográfico é maior do que a soma dos espaços dos entes que o compõem. Cada ente interage com cada um dos outros e com o conjunto deles.
O que significa indústria. - expressão de trabalho. Do homo neenderthal, coletor, ao homo sapiens agricultor, caçador, criador. - a redução do temo com o advento da máquina e do capitalismo. A transformação acelerada da natureza. As primeiras máquinas do século XVIII, o tear e a máquina a vapor. Foulton. - as reações iniciais e atuais à máquina e ao capitalismo. Quebradeiras. O “homem lobo do homem”. Marx e as classes. Alienação. A posse das máquinas hoje, as classes hoje. Empregados chamados de ´associados´.
A separação do setor produtivo e do setor financeiro na atividade industrial. - Diferença entre empresa e estabelecimento. -As implicações geográficas.
2. Os setores da atividade industrial. - Ramos industriais. Mineração, Transformação, Construção Civil, Serviços públicos. - Diversas categorias de bens industriais: bens intermediários, bens de consumo duráveis e bens de consumo não duráveis; bens acabados, bens semi-acabados; bens de capital, bens de consumo. - Gêneros de indústria (metalurgia, mecânica, material elétrico,etc.). - Grandes grupos, Grupos, subgrupos. Ver classificação do IBGE. - A diferença entre setor se atividade e setor da ocupação. - As variáveis : valor da produção, valor da transformação, população ocupada, valor dos insumos, valor dos salários, valor das vendas, valor dos estoques, valor das exportações.
3. Os espaços da indústria. - A fábrica, a