Encíclicas papais
Serviço Social só pode ser entendido no interior do desenvolvimento das relações de produção capitalista. Serviço Social – expressões da questão social são vistas como disfuncionalidades que através de técnicas serão resolvidas. O trabalhador será controlado em todos os seus aspectos. Trabalhador Assistente Social
trabalho de adequação técnica e ideológica Serviço Social – Não é a tarefa em si que define o seu conteúdo – atendimentos individuais, visitas domiciliares. Condições objetivas interferem na construção de uma direção político, econômico, ideológica. Serviço Social – uma ação que se conecta aos objetivos políticos-sociais da Igreja e das frações de classe vinculadas mais diretamente à elas. Nascimento do Serviço Social – origem na Ação Católica (intelectualidade laica ligada a hierarquia da Igreja Católica – que tinha por objetivo a recristianização da sociedade através de um projeto de reforma social.
A ação social da Igreja e as encíclicas papais
• • Ação Católica: ação política de cunho humanista e anti-liberal. Ação Católica: recuperar a hegemonia ideológica da Igreja tendo como suporte as encíclicas papais. • Igreja organização de um aparelho político, mas também profissionalização de suas hierarquias (de modo a garantir a difusão dos seus dogmas). Sempre se preocupou em formas os “seus” intelectuais. • Historicamente são os intelectuais orgânicos da Igreja que monopolizaram os serviços mais importantes; • Igreja como qualquer outra instituição se adequa aos mudanças econômicas, políticas e sociais; • Igreja: um discurso doutrinário centralizada que dita as diretrizes e normas genéricas para o exercício da fé. Um dos seus instrumentos mais importantes são as encíclicas papais – representam mudanças substantivas na orientação doutrinária e na ação política da Igreja Católica.
A ação social da Igreja e as encíclicas papais
• Profissionalização do Serviço Social: duas encíclicas tem caráter