encíclicas papais
Os documentos papais, chamados de “encíclicas papais”, são documentos religiosos que influenciaram a concepção sociedade e a política do assistente social. E foram duas as encíclicas que mais influenciaram o trabalho do assistente social na sua gênese, enquanto profissão:
Rerum Novarum- É uma encíclica escrita pelo Papa Leão XIII a 15 de maio de 1891. Era uma carta aberta a todos os bispos, sobre as condições das classes trabalhadoras. No auge do capitalismo, no fim do século XIX o Papa Leão XIII ficou conhecido como o "papa das encíclicas sociais". Leão XIII não se conformava com as injustiças sociais causadas pelo sistema capitalista, em 1891, o Leão XIII apoiava o direito dos trabalhadores formarem a sindicatos, mas rejeitava o socialismo ou social democracia e defendia os direitos à propriedade privada. Discutia as relações entre o governo, os negócios, o trabalho e a Igreja. A encíclica critica fortemente a falta de princípios éticos e valores morais na sociedade, uma das grandes causas dos problemas sociais, decadentes o liberalismo e socialismo. E exalta o Estado como solução para o problema operário, afirmando que será útil a essa Encíclica Rerum Novarum que significa "Das Coisas Novas", essa carta papal tratava de questões relevantes a Revolução Industrial, a miséria instaurada na classe operária onde os trabalhadores haviam perdido o sentido e os princípios cristãos. E vai chamar a atenção da Igreja universal e do mundo sobre a situação operária e mostrar sua tarefa e contribuição. Afirmando que: “ não se apelar para a religião e para a igreja, é impossível encontrar-lhe uma solução eficaz”.
Contrapondo o socialismo, o Papa afirma que o que deve existir é a concordância das classes e não a luta entre elas. Pondo em