geodinamica
I.1. PROCESSOS DA GEODINÂMICA EXTERNA
A geodinâmica, é o ramo da geologia que se dedica ao estudo do conjunto de fenómenos que ocorrem na Terra e as suas consequências. Ela estuda os fenómenos endógenos (geodinâmica interna) e os fenómenos exógenos (geodinâmica externa).
A geodinâmica interna é o conjunto de processos internos (calor, fluidos de circulação, pressão, que produzem alterações na crosta terrestre. Os agentes da geodinâmica interna são também conhecidos como os agentes construtores de relevo, pois são os responsáveis pela criação da maioria das formas de relevo terrestre - cadeias montanhosas, paisagens geológicas, etc.
A geodinâmica externa é o conjunto de processos externos que conduzem a alteração da superfície da crosta terrestre. Os agentes da geodinâmica externa, constituem os agentes modeladores de relevo ou agentes erosivos, pois modelam o relevo que os agentes da geodinâmica interna criam através da erosão.
Os agentes da geodinâmica externa são a água, o vento, as mudanças de temperatura, a gravidade, os glaciares, os seres vivos, etc.
Os principais processos geodinâmicos são a meteorização e a erosão.
I.1.1. METEORIZAÇÃO E EROSÃO
Denomina-se por meteorização a alteração provocada pelos agentes atmosféricos tais como a água, o ar, as mudanças de temperatura e outros factores ambientais que modificam as características químicas e físicas das rochas à superfície (rocha mãe).
A erosão é o conjunto de processos de aplanação da crosta terrestre através dos agentes da geodinâmica externa envolvendo meteorização do material já existente, transporte e deposição da mesmo noutro local, contribuindo para a modificação das formas criadas pelos agentes de geodinâmica interna.
I.1.1.1. TIPOS DE METEORIZAÇÃO
Os processos de meteorização actuam através de mecanismos modificadores das propriedades físicas dos minerais e rochas (morfologia, resistência, textura, etc), e das características químicas (composição