Riscos geologicos
Riscos geologicos
Geologia aplicada a Engenharia.
Professor:
Panambi, 1° semestre de 2012.
Risco Geológico Risco Geológico pode ser definido como "situação de perigo, perda ou dano, ao Homem e suas propriedades, em razão da possibilidade de ocorrência de processos geológicos, induzidos ou não" (Cerri, 1993). Como podemos ver no esquema do anexo 1, o Risco Geológico esta associado dentro de Riscos ambientais, que por sua vez tem várias outras ramificações. Os riscos geológicos correspondem à probabilidade de um acontecimento perigoso, associado aos fenómenos geológicos que fazem parte do funcionamento normal da estrutura do planeta Terra. Os riscos geológicos podem gerar perdas naturais e humanas. Se dividem em dois tipos: Endogénos e Exógenos. Do trabalho conjunto da geodinâmica interna e externa, resultam inúmeras formas de relevo geográfico.
[pic]
A Geodinâmica Exógenos
Fenômeno ou processo geológico que se realiza na ou junto à superfície terrestre. Os agentes geológicos exógenos referem-se à mudança de forças da natureza, envolvendo a atmosfera, hidrosfera e a superfície terrestre com forte atuação da energia emitida pelo sol e pela força da gravidade. Ou seja, é o conjunto dos processos de origem externa. Os agentes da geodinâmica externa, constituem os agentes modeladores de relevo ou agentes erosivos, pois modelam o relevo que os agentes da geodinâmica interna criaram através da erosão.
Alguns exemplos de fenômenos ou processos exógenos:
- Avalanche
- erosão e transporte de sedimentos;
- intemperismo e Pedogênese;
*Avalanches
Uma avalanche é um dos fenômenos denominados por “movimentos de massa” e que fazem parte da dinâmica do relevo terrestre. Elas ocorrem sempre em locais bastante íngremes e constituem o deslocamento de parte do solo e/ou material