Riscos Geológicos
As inundações e enchentes são eventos naturais causados frequentemente por chuvas fortes e rápidas ou de longa duração. Normalmente, acontecem porque as planícies e fundos de vales estreitos apresentam lento escoamento superficial das águas das chuvas, e nas áreas urbanas estes fenômenos têm sido intensificados por alterações antrópicas, como a impermeabilização do solo, retificação e assoreamento de cursos d’água.
As enchentes e inundações causam um grande número de pessoas afetadas, destruindo suas residências, móveis, tudo o que estiver ao alcance, além dos impactos econômicos severos.
As áreas localizadas próximas a rios são denominadas de risco, porque em períodos de chuva intensa ocorrem esses desastres naturais. Inundação representa o transbordamento das águas de um curso d’água, atingindo a planície de inundação ou área de várzea. As enchentes ou cheias são definidas pela elevação do nível da água no canal de drenagem devido ao aumento da vazão, atingindo a cota máxima do canal, porém, sem extravasar.
Uma ação para não ter danos é evitar a ocupação irregular nas planícies e margens de cursos de água, porque é onde mais ocorre de um rio estar acima do seu limite e invadir casas. A disposição irregular de lixo nas proximidades dos cursos de água que impedem ela de se infiltrar no solo. As alterações nas características da bacia hidrográfica e dos cursos de água, como: a retificação e a canalização dos cursos de água, permeabilização do solo impede que a água escoe.
“Como prevenir: Antes de comprar um imóvel ou terreno, verificar se o local não se encontra em área de risco. A educação ambiental é uma das mais importantes formas de evitar os problemas relacionados à inundação e enchentes. Deve-se respeitar a legislação de Áreas de Proteção Permanente (APPs) e não depositar lixo e resíduos sólidos no sistema de drenagem. A informação é essencial à segurança: em caso de chuvas fortes por muitos dias ou horas seguidas,