comparação de algumas substâncias de carbono e silício
Ponta Grossa
21/11/2013
Introdução
O grupo IV A é distinguido pela configuração da camada de valência ns2np2. O principal elemento é o carbono, único ametal dessa família e presente em todos os seres vivos, seguido pelo silício, que é um dos elementos mais importantes para a tecnologia atualmente.
Características do Carbono: o elemento carbono possui grande afinidade para combinar-se quimicamente com outros átomos pequenos, incluindo átomos de carbono que podem formar extensas cadeias. O seu pequeno raio atômico permite formar cadeias múltiplas.
O carbono é distintamente um ametal, e ocorre livre na natureza em três formas: diamante, grafite e carvão. O diamante é a substância natural mais dura que pode ser obtida por mineração.
O grafite é feito apenas de carbono, como o diamante, diferenciando apenas pela disposição dos átomos desse sólido.
O carvão ativado é um material de carbono com uma porosidade bastante desenvolvida, com capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando portanto um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases.
Características do Silício: constitui a grande maioria das rochas, solos, areias e terras. Aparece também das várias formas de sílica pura ou impura, SiO2 (quartzo, sílex, tridimita, ágata, opala, etc), ou de silicatos, tais como feldspatos, micas, talcos e muitos outros.
O silício é um sólido cinza-escuro, duro, de brilho metálico e estrutura cristalina semelhante ao diamante. Suas propriedades químicas são semelhante a do carbono: relativamente inerte à temperatura ambiente, com o aquecimento há um aumento da sua reatividade com os halogênios e com determinados metais. De modo geral, o silício não é atacado por ácidos comuns, mas uma mistura de ácido nítrico com ácido fluorídrico o dissolve.
O silício é um metaloide. Eles não são metais