organização social
No Brasil o positivismo no Serviço Social, tem sido muito grande, e cada dia se torna maior. Apesar de muitos não conhecerem Augusto Comte, suas idéias estão pelo mundo todo, considerado o maior de todos os homens pela sua inteligência, dedicação, cultura e por tudo que fez pela humanidade. Quando se pronuncia as palavras sociologia e altruísmo se fala sobre o positivismo e conseqüentemente Augusto Comte. Esse homem tão esforçado e inteligente fez uma meditação de 80 dias e descobriu a Lei dos três Estados e a Lei da Evolução Humana. Suas idéias tornaram-se comuns do pensamento humano. Sendo ele professor de matemática sua idéia teve grande aceitação pelos professores de matemática das escolas navais e do exército e da Escola Politécnica esses foram os que mais estudaram o positivismo.
Surgiu Benjamin Constant que personifica o positivismo, foi fundado em 1876 o centro de positivismo por Oliveira Guimarães e muitos outros nomes importantes contribuíram para o positivismo. O positivismo teve uma grande projeção social, pois participou do movimento abolicionista e republicano.
O positivismo apresentou para as empresas estatais, a proteção ao trabalho das mulheres e dos menores e empregados doentes, a influência do positivismo foi muito direta na legislação Brasileira.
Augusto Comte tinha como idéia que o proletariado deveria gozar de todos os seus direitos, ter vida feliz e tranqüila. Comte acreditava que o altruísmo deveria prevalecer sobre o egoísmo e no pensamento “Mente sã no corpo são”, acreditava na transformação do planeta num paraíso, acabando com a opressão e o sofrimento humano, para ele o positivismo era uma religião concebida de forma sociológica.
Entendia que o positivismo tratava-se de socializar o capitalismo. Com a contribuição de Augusto Comte e suas idéias, hoje se considera o positivismo a religião da humanidade tendo: o Amor por princípio, e a Ordem por base o Progresso por fim. Tudo isso é o que o Serviço