Organização social
O homem já nasce como membro de um grupo social, a família. A medida que vai vivendo, passa a pertencer a outros, como: Grupo de amizade, de vizinhança, escola, igreja, grupos profissionais, expandindo assim seu mundo individual. Na verdade a vida social, em grupos e em sociedade, é condição de sobrevivência da espécie humana.
Vivendo em sociedade, o homem que ao nascer possui apenas a natureza biopsíquica, adquire a natureza social , formando e desenvolvendo sua personalidade. Além disso , o homem cria cultura e, através desta satisfaz suas necessidades e adapta-se ao meio ou adapta o meio a si, modificando-o.. Uma organização social ou instituição social é qualquer estrutura ou mecanismo de ordem social que governa o comportamento de um conjunto de indivíduos dentro de uma dada comunidade, podendo ser humana ou de um animal específico. Instituições são identificadas com um propósito social, transcendendo indivíduos e intenções através da mediação de regras que governam o comportamento vivo. É o conjunto de relações entre membros de um grupo, entre grupos ou entre pessoas e grupos. 1
Uma sociedade não tem condições de sobreviver se não apresentar uma certa organização e relacionamento entre seus membros. Para que exista sociedade são necessárias interações conscientes entre os indivíduos que a formam. Sem organização, o homem não conseguirá, de maneira ideal, alimentação, vestimenta, moradia, enfim, realizar com plenitude todas as suas potencialidades.
Até os grupos socias se organizam e mantêm relações recíprocas, como entre famílias, entre escolas, entre fábricas, etc.
Um aspecto cultural marcante dos povos é a organização social, que compreende os papéis exercidos pelos indivíduos na sociedade e as açôes decorrentes do desempenho desses