Radiação Eletromagnética
A energia eletromagnética é emitida por qualquer corpo que possua temperatura acima de zero absoluto (0 Kelvin). Ela não precisa de um meio material para se propagar, pois se move na forma de ondas eletromagnéticas à velocidade da luz (299.792 km/s). A velocidade de propagação dessas ondas é diretamente proporcional à sua frequência e comprimento de onda, ou seja, O comprimento de onda () é a distância entre cristas (ou cavados) sucessivas; a frequência () é o número de ondas completas que passa por um dado ponto por unidade de tempo (s). A relação entre , e a velocidade c é esta pode ser expressa por: c= Praticamente toda a troca de energia entre a Terra e o resto do Universo ocorre por radiação. O sistema Terra-atmosfera está constantemente absorvendo radiação solar e emitindo sua própria radiação para o espaço. Numa média de longo prazo, as taxas de absorção e emissão são aproximadamente iguais, de modo que o sistema está muito próximo ao equilíbrio radiativo. A radiação também tem papel importante na transferência de calor entre a superfície da Terra e a atmosfera e entre diferentes camadas atmosféricas.
Os objetos da superfície terrestre como a vegetação, a água e o solo refletem, absorvem e transmitem radiação eletromagnética em proporções que variam com o comprimento de onda, de acordo com as suas características bio-físico-químicas. As variações da energia refletida pelos objetos podem ser representadas através de curvas, como as apresentadas na Figura.
Curva espectral da vegetação, da água e do solo. Fonte: FLORENZANO (2002) Ondas eletromagnéticas são produzidas pela oscilação ou aceleração de uma carga elétrica. Os campos elétrico e magnético vibram em planos perpendiculares entre si, formando a onda eletromagnética. A direção de oscilação do Campo elétrico, juntamente com a de propagação, define o plano de