Radiação eletromagnética
Professor (a): Celito
Disciplina: Física
Aluno: Jeferson Scarsi n: 17
Série: 1IA
RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA
Pato Branco/PR
Março/2012
Índice
Assunto Pág.
Introdução 3
Desenvolvimento 4
Radiação Eletromagnética 4
Conclusão 5
Bibliografia 6
Introdução Neste trabalho nós iremos ver o que são radiação eletromagnética, como é classificada, quais são as ondas eletromagnéticas, por quem foi estudado, como a energia eletromagnética é emitida, quais são as principais fontes naturais, e artificiais de energia eletromagnética, por que é importante a radiação, e também, quando uma onda eletromagnética incide em um meio material.
Radiação Eletromagnética A radiação eletromagnética são ondas que se autopropagam pelo espaço. A radiação eletromagnética compõe-se de um campo elétrico e um magnético, que oscilam perpendicularmente um ao outro e à direção da propagação de energia.
A radiação eletromagnética é classificada de acordo com a frequência da onda, que em ordem decrescente da duração da onda são: ondas de rádios micro-ondas, radiação terahertz (Raios T), radiação infravermelha, luz visível, radiação ultravioleta, Raios-X e Radiação Gama. Esse conceito foi primeiramente estudado por James Clerk Maxwell e depois afirmado por Heinrich Hertz. Maxwell foi físico e matemático escocês que ficou conhecido por dar forma final à teoria do eletromagnetismo, teoria essa que une o magnetismo, a eletricidade e a óptica. A energia eletromagnética é emitida por qualquer corpo que possua temperatura acima de zero absoluto (0 Kelvin). O Sol e a Terra são as duas principais fontes naturais de energia eletromagnética utilizadas no sensoriamento remoto da superfície terrestre, tem também as artificiais, como as estações de radio e de TV, o sistema de telecomunicações à base de micro-ondas, lâmpadas artificiais, corpos aquecidos e muitas outras. A energia eletromagnética não precisa de um meio