Geodinamica - Origem do Planeta Terra
1. A ORIGEM DO PLANETA TERRA
A Terra é parte integrante do Sistema Solar. Este, por sua vez, encontra-se num dos braços da grande nebulosa Via Láctea. É constituído de planetas, satélites, asteróides, cometas, meteoritos, poeira e gás, girando em torno de uma estrela central – o SOL – a qual contém cerca de 99% da massa total do sistema.
Então, qual seria a idade do Sistema Solar e quando e como teria surgido? Estes são problemas que sempre preocupam o homem e que a ciência moderna procura resolver. Acredita-se que o Sistema Solar teve sua formação ao mesmo tempo, há 4.600 milhões de anos, aproximadamente. A matéria prima que lhe deu origem, assim como as outras estrelas, possivelmente se originou das enormes nuvens de poeira e gás resultantes da explosão de uma velha estrela, que apareceu no espaço como supernova há cerca de 5.000 milhões de anos.
As teorias modernas a respeito da origem do Sistema Solar assemelham-se à velha hipótese nebular de
Laplace. A poeira e os gases amplamente espalhados no espaço após a explosão estelar tendem a concentrar-se, reunindo-se em núcleos nos quais podem surgir novas estrelas, reiniciando-se as reações termonucleares, que sintetizam elementos químicos de peso atômico progressivamente maior.
A origem do Sistema Solar não é ainda bem conhecida, existindo atualmente três teorias principais:
1ª Considera a formação a partir da condensação de enorme nuvem de poeira e gás com movimento de rotação. Essa nuvem teria se contraído sob a ação de sua própria gravidade. Com isso, a massa central tornou-se suficientemente quente para iniciar as reações termonucleares, originando uma nova estrela – O
Sol. Os planetas se teriam formado a partir de outras concentrações originadas no interior da nuvem primitiva, possibilitando apenas um aquecimento suficiente para fundir seu interior;
2ª Considera que os planetas e satélites foram condensados a partir de um imenso jato de poeira e gás, ejetado de um