Geodinamica externa
O meio físico é um dos componentes que devem ser obrigatoriamente tratados no EIA/RIMA, podendo ser considerado como passivo e/ou ativo, recebendo ou deflagrando impactos e processos, em resposta à interação com determinado empreendimento.
Neste contexto, devemos considerar meio físico como o segmento abiótico do meio ambiente em que se inter-relacionam componentes materiais terrestres (solo, rochas, água, ar) e tipos naturais de energia (gravitacional, solar, energia interna da terra etc.).
É inquestionável entretanto que com o surgimento do Homem, os processos de transformações do planeta sofreram um incremento considerável nas suas velocidades e intensidades de ocorrência, além de interferências e mudanças nas suas dinâmicas.
Alguns autores consideram o Homem como "o mais novo e agressivo agente geológico" e deve ser entendido como mais um importante agente transformador da dinâmica do planeta, dentre outros agentes.
Portanto, é necessário realizar uma abordagem integrada do meio físico, enfocando a dinâmica de cada uma de suas formas de interação, envolvendo desde fluxos energéticos atuantes no meio até seus componentes materiais e antropogênicos. TIPOS DE PROCESSOS DO MEIO FÍSICO 1- Escoamento de água de superfície 2- Dinâmica da água no solo 3- Interação físico-químico na água e solo 4- Dinâmica da água no ar 5- Potencialização e desencadeamento de sismo 6- radioatividade 7- imundação 8- processos pedogenético 9- Escoamento de água de superfície 10- Dinâmica da água no solo 11- Interação físico-químico na água e solo 12- Dinâmica da água no ar 13- Potencialização e desencadeamento de sismo 14- radioatividade 15- imundação 16- processos pedogenético 17- Erosão pela água 18- Erosão eólica 19- Escorregamento 20- Queda de blocos 21- Queda de detritos 22- Rastejo de solo (creep) 23- Corrida de massa 24-