Generos textuais
FATEC IPIRANGA – GESTÃO COMERCIAL – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO UNIDADE II – GÊNEROS TEXTUAIS Prof. Manoel Francisco Guaranha
O conceito de texto O texto é: Uma unidade de sentido Atividade sistemática de atualização discursiva da língua na forma de um gênero; Material linguístico com potencial para conectar atividades sociais, conhecimentos linguísticos e conhecimentos do mundo; Unidade funcional, de natureza discursiva.
O texto é o espaço de materialização do discurso. Discurso, por sua vez é conjunto de enunciados que ocorrem com certa regularidade e remetem a uma mesma ideologia, visão, concepção de mundo de uma determinada comunidade social numa determinada circunstância histórica. A ideologia se materializa por meio da linguagem, não há um discurso ideológico, mas todos são e têm seus princípios de regularidade em uma mesma formação discursiva. O sujeito não pode ser concebido como total responsável por aquilo que diz; tampouco como alguém que não é dono daquilo que escreve ou diz, ou seja, repetidor do discurso dos outros, mas é uma entidade psicologia e social (psicossocial) que usa a língua como lugar de interação. Sendo assim, quando participam ativamente da definição da situação na qual se acham engajados, os sujeitos adquirem um caráter ativo, são atores na atualização das imagens e das representações sem as quais a comunicação não poderia existir.
2 Interagindo com textos Texto I.
Folha de São Paulo, domingo, 25 de abril de 2010.
Leia o texto acima: 1) Identifique os sujeitos que interagem no diálogo. 2) Identifique a relação que mantêm entre si por meio da forma como se comunicam.
2- Noção de gêneros textuais
3
Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre ligadas à utilização da língua. Como há muitas atividades humanas, há muitos modos de utilização. Nós nos servimos da língua por meio da produção de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que refletem as condições