Gelo
O sal altera as temperaturas em que a água muda de estado físico. No caso do gelo da cerveja, adição de sal faz com que a água necessite de mais energia para passar do estado sólido para o líquido, perdendo mais calor. O resultado é uma cerveja mais gelada do que outra que estivesse mergulhada em gelo puro. O sal é usado porque está sempre à mão em uma mesa. Mas pode ser substituído por qualquer outro pó solúvel em água, como o açúcar, por exemplo. O mesmo fenômeno ocorre quando se põe água salgada para ferver. Neste caso a água também vai necessitar mais calor para deixar de ser um líquido e passar a ser um gás. Entretanto, neste caso, o calor extra é puxado da chama do fogo e a temperatura de ebulição se eleva. Quanto mais sal na água, maiores serão as variações de temperatura em ambos os casos.
Quando colocamos sal no gelo do balde da cerveja, a temperatura cai e a cerveja fica ainda mais gelada. http://lisaquimica.blogspot.com.br/ Jogar sal em uma tina com gelo? Sabia que esta é uma boa maneira de gelar rapidamente uma garrafa ou lata de suco ou refrigerante?
Bem, funciona da seguinte maneira:
Toda a substância possui energia, umas possuem mais outras menos. E quando uma substância muda de fase ou seja, sai do estado sólido para o liquido ou do estado liquido para o gasoso ela tem de ganhar energia. Esta energia pode vir do fogo ( se quisermos que vá mais rápido) ou ela pode vir do ambiente onde ela está.
O sal possui o que chamamos de cristais na sua estrutura ( podemos ver estes cristais com maior facilidade com um microscópio), certo!?
Quando colocamos o sal na água ele se dissolve não é mesmo? Para você verificar isso, coloque uma colher de sal dentro de uma panela com água e misture bem...o sal vai sumir, ou seja, ele se dissolveu.
Para ocorrer a dissolução do sal é necessário que ele absorva energia da água para quebrar alguns cristais.
Agora você já sabe o que é energia, e que o sal