A Era do Gelo
Uma animação que se passa no período da Era Glacial, onde os animais pré-históricos começavam a migrar para o Sul, fugindo do congelamento.
O filme tem como principais personagens o mamute mal humorado e anti-social chamado Manny, que no decorrer de sua migração solitária contra o frio conhece o bicho preguiça atrapalhado e carinhoso Sid, que acaba sendo salvo de um ataque de enormes búfalos, fazendo com que fique eternamente grato por isso e como forma de agradecimento Sid segue sua migração juntamente com Manny que a principio não gosta muito da idéia. No caminho encontram Diego, um tigre bastante esperto e cheio de mistérios que foi enviado pelo seu chefe com a missão de pegar o bebê humano, mas no fundo tem um bom coração.
Sendo assim, os três animais de espécies, pensamentos, temperamentos e visões diferentes seguem viajem juntos como objetivo de entregar o bebe perdido ao seu pai, esse é o único motivo que os fazem tentar entrar em uma certa harmonia para que a tarefa seja cumprida.
Essa solidão de Manny é de escolha própria, sua espécie esta em extinção, então se torna um animal raro. Com isso se fechou pro mundo, detestando a idéia de ter uma vida social.
Segundo a psicologia, a solidão é um sentimento que traz a sensação de vazio e isolamento e que muitas vezes gera uma dificuldade de estabelecer contato com outras pessoas, provavelmente por medo, medo de se relacionar com alguém e futuramente se desprender dessa pessoa ocasionando novamente o frustrante vazio. É como se mantivesse uma “capa protetora” contra contatos sociais. Em casos bem mais sérios pode ocasionar a mais freqüente desordem psiquiátrica, a depressão. Uma doença ocasionada por um longo período de tristeza, ou até mesmo de perda, seja de parentes ou de algo material, como tratamento é necessário acompanhamento psiquiátrico, terapias, força de vontade e auxilio de família e amigos.
É exatamente o que acontece no filme, Sid naturalmente incentiva o aumento da