Geleiada
Profª. : Thereza
Acadêmicas:
Andrielly Tesser
Karen Luiza Rocha Souza
Mariana Nezi
Rayana Fernanda Berto
Barra do Bugres- MT
2012
Introdução
Geleiada é um produto obtido pela concentração da polpa do suco ou suco da fruta com quantidades adequadas de açúcar, pectina e ácido até a concentração suficiente para que ocorra a geleificação durante o resfriamento. É um dos métodos de conservação de frutas, pois é trabalhado, além do uso do calor, também o aumento da concentração de açúcar, com alteração de pressão osmótica, fazendo que aumente a vida útil do produto.
Matéria-prima
A qualidade de uma geleiada depende muito da qualidade da matéria-prima, devem ser frutas fresca, livres de quaisquer danos possíveis, sem contaminantes (agrotóxicos), devem ser de maturação ótima, pois apresentam mais concentração de pectina, melhor aroma, cor e sabor.
Material
Morango
Açúcar
Limão
Liquidificador
Colheres
Faca
Panela
Vidro
Métodos e Procedimentos
Primeiro os morangos foram lavados e higienizados, depois separados os morangos mais verdes que contem mais pectina a serem triturados no liquidificador, deixando três morangos mais maduros a serem picados. Depois de triturado os morangos colocaram em uma panela a sua polpa juntamente com os morangos picados e 140g de açúcar e levamos ao fogo para o cozimento. Quando alcançou seu ponto de ideal, acrescentamos ½ colhe de limão, deixando no fogo por mail um tempo. Quando alcançou o ponto foram feitos dois testes: o teste da água onde acrescentamos uma pequena quantia do produto feito em um copo de água e observamos como a geleia se dissipa e o teste do prato, onde colocamos uma pequena quantia em um prato frio e percebemos se formará uma gota para certificarmos que alcançou a uma consistência própria para consumo.
Fluxograma Recebimento da matéria prima
Recebimento da matéria prima Lavagem
Lavagem
Sanitização
Sanitização
Corte
Corte
Seleção
Seleção
Trituração
Trituração
Aquecimento