Projeto pectina
FACULDADES INTEGRADAS ASMEC
CURSO DE NUTRIÇÃO
PROJETO PESQUISA EXPERIMENTAL:
GELEIADA DE MORANGO DIET ACRESCIDA DE PECTINA ATM EXTRAÍDA DO BAGAÇO DE LARANJA POR PROCESSO DESCONTÍNUO
PROF.ª. ANGÉLICA AP. VIEIRA
PROF.ª. MARIANA CARVALHEIRO COTRIM LIMA
DISCIPLINA: BROMATOLOGIA E TÉCNICA E DIETÉTICA II
OURO FINO, 2011
1.0 – OBJETIVOS * Fazer com que a aluno conheça a aplicação dos polissacarídeos na fabricação de produtos alimentícios. * Desenvolver um produto que satisfaça as necessidades de um grupo de consumidores especiais, que utilizam produtos diet. * Desenvolver um produto que atendam as exigências atuais, de não degradação do meio ambiente, através do aproveitamento de resíduos agroindústrias (bagaço da laranja).
2.0 – JUSTIFICATIVA
O interesse por uma fonte alternativa de matéria-prima aliado ao crescente interesse por uma tecnologia limpa, justifica o estudo visando à utilização dos resíduos produzidos pelas indústrias de alimentos. No aproveitamento de resíduos das indústrias processadoras de laranja, o bagaço pode ser aproveitado na obtenção de pectina. Desta forma, esse trabalho tem como objetivo extrair a pectina presente no bagaço de laranja e aplicar em geleiada de morango.
3.0 - INTRODUÇÃO
O bagaço é um dos resíduos da extração industrial de suco de laranja, que ocupa espaço físico considerável e em sua maioria é destinado à alimentação animal. Este resíduo consiste em casca ou flavedo, albedo, membranas e sementes e é rico em pectina (BELITZ; GROSCH, 1997; EL NAWAWI; SHEHATA, 1987), um polissacarídeo estrutural encontrado nos vegetais com a função de conferir rigidez e que forma gel em condições específicas, sendo utilizado como espessante ou estabilizante na indústria de alimentos e farmacêutica (FENNEMA, 1996).
4.0 – METODOLOGIA
O experimento deverá ser conduzido no Laboratório de Técnica e Dietética das Faculdades