Tecido osseo
1) Periósteo: (Cartiligem fibrosa e Cartilagem osteogênica ) Envolve o osso por fora, é muito vascularizado. Tec. Conjuntivo Denso Desordenado. Endósteo: Reveste a matriz óssea (trabécula). É o revestimento interno do osso.
2) As duas linhagens ósseas (células, morfologia, localização, e funções.)
Primeira linhagem: - osteogênica (periósteo) - osteoblasto inativo (periferia da matriz – trabécula) - osteoblasto ativo (periferia da matriz, produz matriz orgânica – osteóide) - osteócito ( dentro da matriz, mergulhado na matriz dentro de lacunas e canalículos
Segunda linhagem: - osteoclasto (Cél. Grande multinucleada, apresenta borda franjada voltada para a matriz) Possui a função de reabsorção e remodelação óssea.
3) Fibras de Sharpey: Fibras de ancoragem que prendem o periócito à matriz óssea.
4) Lacuna de Howship: São as lacunas cavadas pelos osteoclastos na matriz óssea. 5) Lacunas e canalículos na matriz: A matriz é toda perfurada por lacunas e canalículos para favorecer o transporte de nutrientes.
6) Matriz óssea:
Orgânica(osteóide): Fibras colágenas e S.F.A. (GAG, proteoglicanos, gl. Adesivas)
Inorgânica : Cálcio (em formas de cristais de Hidroxapatita)
7) Atuações dos hormônios: calcitonina e paratormônio
8) Classificações do osso:
ANATOMIA – Esponjoso: Possui trabéculas ósseas / cavidades aparentes - Compacto: Não possui cavidades aparentes.
HISTOLOGIA –
9) Constituições de: Osso primário (imaturo): A matriz óssea é desorganizada ( F. colágenas em vários sentidos); Muita quantidade de osteócitos; Osteócitos grandes. Não possui lamelas.
Osso secundário (lamelar/maduro): A matriz é organizada (Fibras em sentido único); Osteócitos menores e em menor quantidade. Apresenta lamelas que podem formar sistemas de Havers.
10)Sistemas e canais de um osso secundário
Sistemas de Havers: fibras colágenas que se dispõe em camadas concêntricas em torno de canais com vasos.
Canais de