amazing
1. A empresa XYZ, Lda., constituída no início de 2011, sob a forma jurídica de Sociedade por Quotas, pretende executar um investimento, com início em Janeiro de 2012 e duração de 18 meses, na construção e instalação de uma unidade de produção de pectinas de fruta no Parque Industrial de Vendas Novas – Alentejo.
Com o presente projeto pretende-se construir de raiz uma unidade produtiva devidamente equipada, e dotada da mais recente tecnologia, para a produção de alto valor acrescentado a partir do aproveitamento de biomassa residual. A partir dos resíduos da fruta, como é o caso da casca, dos resíduos da polpa, e também de fragmentos do caroço, a empresa irá produzir pectinas de fruta.
A pectina é um polissacarídeo que provém das membranas celulares vegetais e a principal matéria-prima para a sua produção tem origem nas cascas de maçã e de frutas cítricas, como a laranja. A pectina de origem comercial é utilizada como agente de geleificação, agente espessante e estabilizante, tanto na indústria alimentar, na produção de geleias, gelados, molhos, como na indústria farmacêutica e de cosmética, quando é necessário alterar a viscosidade dos produtos.
Não existindo produtores deste tipo de substância em Portugal, nem mesmo na Península Ibérica, a empresa considera esta uma boa oportunidade de negócio, não só pela ausência de concorrência direta, mas também pela potencial facilidade em obter a matéria-prima necessária à produção, que ao mesmo tempo representa uma solução alternativa e mais rentável para as indústrias alimentares e agroindustriais tratarem os seus resíduos. É ainda de salientar que é um produto com crescente procura e com variadas utilizações em diversas indústrias.
Pretende-se iniciar os trabalhos para a execução do investimento em Janeiro de 2012, e serão concluídos até ao primeiro semestre do ano de 2013. A empresa prevê iniciar a sua atividade em Janeiro de 2014, já com a sua capacidade produtiva total instalada.
A