Amazing
Capítulo 1: Das diversas espécies de principados e das muitas formas de conquista-los
Todos os estados com soberania sobre os homens são principados, ou hereditários, que são aqueles governados por muito tempo pela mesma família, ou novos, que podem ser inteiramente recentes, e também podem ser anexados ao Estado hereditário.
Capítulo 2: Dos principados hereditários
Os estados hereditários são mais fáceis de controlar, pois é só o príncipe fazer o que está habituado, sem mudar a ordem de seus antecedentes, e assim ele sempre conseguirá manter o Estado, a não ser que uma força maios e soberana o destitue. O príncipe natural tem menos motivos para irritar os súditos desde que seja amado, pois cada mudança deixa um caminho para a próxima.
Capítulo 3: Dos principados mistos
O povo sempre tem desejo de mudança, de melhoria, e as pessoas mudam com grande facilidade de governantes esperando algum tipo de mudança, que quase sempre é para pior. o príncipe de algum lugar sempre precisará dos habitantes do território para poder dominá-lo, a imposição do novo governo ou as provocações vindas do exército do monarca podem gerar inimigos para o príncipe, que seriam as pessoas ofendidas com a ocupação de seus territórios. Quando o território conquistado tem a mesma região e mesma língua o domínio é mas fácil, se comparado a territórios totalmente diferentes, ainda mais se esse povo não estiver acostumado com a liberdade. O novo príncipe do lugar deve extinguir todas as características de seus antigos governantes, mas não pode deixar que se acabem também os costumes, e ele também deve fazer a manutenção das leis e dos tributos.
Quando o território conquistado tem língua, leis e costumes diferentes, a melhor maneira de governar é quando o monarca vai habitar o lugar, pois estando presente os problemas logo são percebido e corrigidos. Outra forma também seria estabelecer colônias em alguns lugares