ged - gerenciamento de sistema eletronico
A definição e implementação de uma política de preservação digital na instituição, pois é esta política que vai garantir a preservação dos documentos digitais ao longo do tempo.
A falta dessa política de preservação implementada terá como principal conseqüência a perda do acervo ao longo do tempo, pois a inexistência de normas, padrões, modelos, ambientes e procedimentos deixarão os profissionais de “mãos atadas” e sem saber como preceder. “É importante manter a política de preservação, pois cada documento tem que durar para vida toda, com os padrões que facilitam todos os usuários”
2 - Não dependerás de hardware especifico
O uso de hardwares específicos pode causar uma dependência tecnológica do hardware e do próprio fabricante; essa dependência é perigosa no sentido de não conseguirmos manter e migrar documentos digitais sem a interferência dos fabricantes, pois a medida que, os hardwares apresentam problemas e/ou são migrados para novas tecnologias, o detentor do documento digital não tem total autonomia para realizar estes procedimentos, fundamentais para a preservação digital.
“É necessário verificar a possibilidade de hardware com diversas tecnologias, observar a estabilidade da tecnologia utilizada no hardware manter a obsolescência do hardware.”
3 - Não dependerás do software especifico
O uso de software específico também pode causar uma dependência tecnológica de tipo e de fabricante. Essa dependência é perigosa no sentido de não ser possível manter e migrar documentos digitais sem a interferência dos fabricantes. “Temos que verificar a possibilidade de uso de padrões abertos, permitirem o acesso de diversos softwares disponíveis no mercado, ver se tem estabilidade da tecnologia disponível no mercado, verificar a obsolescência do software e providenciar a migração do software”
4 - Não confiaras em sistemas gerenciados como única forma de acesso ao documento
Digital