modelo de circuito elétrico para estacionamentos automatizados
Fernando Antônio
Renato Prado
Luis Gustavo Rodrigues
Enock Borges
Stênio Lima
1.Introdução
A automação de processos, pode oferecer varias vantagens a quem à aplica, tais como, redução de custos, melhoria na segurança, maior qualidade de produto ou serviço, entre outros. Atualmente, a implementação da automatização é vista com mais freqüência, não só em fabricas e industrias, mas em todo lugar.
Em processos automatizados o controle é muito mais preciso, eficaz e “rígido” quando se trata de qualidade, pois ao substituir o trabalho manual por algoritmos sistemáticos, a automação elimina todas as possíveis falhas humanas em relação ao tempo de execução e outros fatores como fadiga, estresse, etc.
O controle de entrada e saída em um estacionamento é um processo de repetições que pode ser devidamente automatizado para atender melhor as necessidades dos clientes de maneira mais simples e rápida.
Portanto para otimizar entradas/saídas e contagem do numero de vagas em um estacionamento de veículos automotores, utilizou-se o microcontrolador PIC 18F4550
(Microchip), como unidade central de processamento e controle, em um circuito eletrônico devidamente projetado com auxilio de softwares especializados em eletrônica e programação, e materiais específicos selecionados de maneira pratica e eficaz, e testes computacionais e físicos para verificação de qualidade e funcionamento.
2. Objetivo
O projeto tem como objetivo otimizar entradas/saídas e contagem do numero de vagas em um estacionamento de veículos automotores por meio de um processo automatizado de controle.
3. Justificativa
1
A
importância
de
desenvolver
um
dispositivo
eletrônico
com
essa
funcionalidade é que o mesmo pode ser aplicado em estacionamentos que utilizam controle de entrada e saída manual, substituindo esse por um processo otimizado, tanto em relação ao tempo quanto em relação ao