Desenvolvimento De Um Sistema De Estacionamento Automatizado
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Desenvolvimento de um sistema de estacionamento automatizado
CURSO: Engenharia Mecânica - Professor TIDIR: Alexander Fischer
André Felipe Vale da Silva, Déborah Carolina Gomes de Oliveira, Estevão Henrique, Gracileyde
Soares Henrique, Leandro Raul, Márcio Alves Francisco.
Resumo
Este trabalho tem com intuito apresentar um novo modelo de estacionamento veicular automatizado, capaz de contribuir de forma positiva quanto aos problemas relacionados à falta de vagas de estacionamento, otimizando assim espaço físico e tempo demandado no processo. O modelo de protótipo apresentado é acionado por um motor elétrico que a partir de um comando de um software transmite para todo o sistema um torque que assim movimenta as gaiolas de armazenamento dos veículos direcionando assim as vagas devidas.
Palavras-chave: motores elétricos, estacionamento veicular automatizado, torque.
1. Introdução
Diante do aumento significativo da população e consequentemente de seus meios de transportes, principalmente veículos de pequeno porte, tem se observado a necessidade de criar novas formas de se acondicionar estes veículos, uma vez que os modelos já existentes não atendem a demanda. Com base nestes dados, este trabalho tem como objetivo apresentar uma possível solução para suprir a déficit por vagas de estacionamento.
2. Referencial Teórico
De acordo com o livro Da Arquitetura (2002), os primeiros relatos que se tem na história referente a elevadores vem do arquiteto romano do século I A.C. Marcos
Vitrúvio Polião. Ele criou uma cabina suspensa em poço vertical, movida por tração
1
humana, animal ou hidráulica, com o auxílio de um contrapeso para elevar pessoas ou cargas. Na metade do século XIX, o americano Elias Graves Otis introduziu no elevador, movido a vapor, o uso do sarilho, cilindro horizontal onde o cabo é enrolado e tracionado.
Atualmente, os elevadores a cabo consistem em uma torre, em cujo