Gastrostomia
- Definição e cuidados de enfermagem.
• Sonda: tubo flexível de poliuretano ou silicone, que permite o alimento chegar ao estomago ou ao intestino. Tipos de sonda • Naso Enteral: sonda introduzida por uma das narinas e posicionada no estomago ou intestino. • Gastrostomia: sonda posicionada no estomago. • Jejunostomia: sonda posicionada no jejuno.
Definição. O que é gastrostomia?
Criação de um orifício artificial externo no estômago para alimentação e suporte nutricional, quando há impossibilidade ou perigo de usar a via normal ( oral).
Crianças com neuropatias (Designação genérica de doença do sistema nervoso) podem ser incapazes quanto à habilidade de sugar, mastigar e engolir, levando consequentemente a subnutrição.
Os tubos de gastrostomia são cada vez mais usados para crianças incapazes de manter uma nutrição normal com a alimentação oral, com o intuito de fornecer nutrientes ao sistema digestivo. É um tubo de alimentação inserido cirurgicamente dentro do estômago, através da parede abdominal.
Nutrição Enteral
Quando a alimentação pela boca é impossível ou insuficiente, as necessidades nutricionais podem ser satisfeitas através da nutrição enteral. Neste caso, um tubo fino, macio e flexível, chamado sonda nasoenteral, pode ser passado, pelo nariz (figura 1), até o estômago (figura 2) ou até o intestino delgado (figura 3). É definida como qualquer tipo de terapêutica nutricional que utiliza o trato gastrintestinal como via de entrada dos nutrientes, artificialmente através de sondas, cujas extremidades se localizam no estômago, duodeno ou jejuno.
[pic] Sonda Nasoenteral
[pic] Sonda ate o estomago
[pic] Sonda ate o intestino.
A sonda nasoenteral é passada por um médico, com um guia metálico flexível. Este guia deverá ser guardado para ser utilizado novamente, caso seja necessário repassar a sonda. O procedimento é simples, indolor, podendo causar uma