Engenharia mecanica
Matéria é tudo que tem massa e ocupa espaço, diante do texto, surge uma questão notável a respeito do termo propriedades. Consideramos propriedades as qualidades da matéria que podem ser medidas. Essas medidas nos permitem distinguir as diversas matérias que fazem parte do que chamamos de matéria.
Energia. Não possui uma definição exata, mas podemos dizer que ela está relacionada a capacidade de realizar trabalho. Nós obtemos essa energia através da alimentação. Inegavelmente, trata-se de uma definição prática originada na metade do século XIX e relacionada com a revolução industrial.
Transformação
Toda e qualquer modificação que ocorre com a matéria pode ser considerada um fenômeno, e eles são classificados em fenômenos físicos e químicos.
Transformações físicas: Não alteram a matéria, ou seja, não há formação de novas substâncias. Ex: Mudanças de estado físico, quebrar um vidro, amassar um papel.
Transformações químicas: Alteram a matéria. Há a destruição de substâncias para a formação de novas substâncias. Ex: Queima de um papel, Enferrujar do prego, fotossíntese, respiração.
Substancias
Atualmente são conhecidos aproximadamente 110 elementos químicos que se combinam para formar diferentes moléculas. Cada molécula representa uma substância química.
Simples: formada por átomos de um único elemento químico. Ex: O2, Na, H2, Br2. (
Composta: formada por átomos de elementos diferentes. Ex: H2O, CO2, C2H5OH.
SUBSTÂNCIAS:
Simples: maioria das substâncias metálicas (Na, K, Ca, Zn, Mg, Al)
Composta: compostos orgânicos, sais, ácidos, bases, óxidos.
Algumas substâncias não são formadas por moléculas e sim por agrupamentos de íons (espécies carregadas. Ex: Na+, SO42-, NH4+). Essas são chamadas de iônicas. Ex: NaCl (sal de cozinha), NaOH (soda cáustica).
Separação de Mistura
separações de misturas são utilizadas para separar substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas