fisiologia
A gastrostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do estômago através da parede abdominal. As vias de acesso habitualmente empregadas para realização da gastrostomia são: laparotomia endoscopia, e laparoscopia.
,
O PREPARO PRÉ-OPERATÓRIO Consiste de jejum de 6 a 8 horas, instalação de acesso venoso para infusão de fluídos com eletrólitos, analgésicos e sedativos. Instalação a profilaxia da infecção de parede abdominal, sobretudo ao redor da sonda, é feita mediante antibioticoterapia profilática intravenosa com cefalosporina. Em condições excepcionais, onde há carcinomatose peritoneal, infiltração tumoral da parede gástrica e ascite, o acesso à luz do estômago através da parede gástrica e da cavidade abdominal pode ser arriscado. Nessas circunstâncias, se o paciente apresenta náuseas e vômitos incontroláveis, a gastrostomia percutânea transesofágica com acesso cervical é uma alternativa a ser empregada.
2.1 Indicações de gastrostomia
2.1 1 Descompressão gástrica
A descompressão gástrica pode ser obtida por meio de gastrostomia temporária, recomendada ocasionalmente, como complemento de operações abdominais de grande porte para as quais se prenuncia estase gástrica, "íleo adinâmico" prolongado e fístulas digestivas. O procedimento é indicado em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, psicóticos agitados e idosos onde se deseja evitar o desconforto e os riscos do emprego de sonda nasogástrica. Como exemplo, a gastrostomia pode ser realizada em complemento à duodenopancreatectomia cefálica com preservação do piloro. Trata-se de operação de grande porte, habitualmente, empregada para tratamento das neoplasias ampolares e periampolares, e que cursa com retardo do esvaziamento gástrico em 20 a 40% dos pacientes.
2.1 2 ALIMENTAÇÃO
Temporária
Indicada quando o acesso ao trato digestório está temporariamente prejudicado para recuperação e manutenção do estado nutricional: estenose cáustica, câncer do esôfago e