Sustentabilidade
È inegável que o avanço tecnológico trouxe inúmeras inovações para a sociedade moderna, mas trouxe atrelado o mal originado pelas indústrias ao lançarem resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões gasosas no meio ambiente, colocando em risco não só a vida dos seres humanos, como a flora e a fauna, ou seja, a biota na sua totalidade.
Os Estados começam a busca do tão falado desenvolvimento sustentável, que é como se poderia crescer e desenvolver sem depredar o meio ambiente, dentro de uma concepção extremamente capitalista?
Sabemos que toda empresa visa ao lucro e, para isso, ela precisa produzir. No entanto, nesse processo produtivo, as indústrias consomem recursos naturais numa velocidade maior do que a capacidade que eles têm de se regenerar e essa é uma das principais causas dos nossos problemas ambientais.O governo precisa estimular as corporações a atuarem de forma sustentável. Deve usar todas as ferramentas necessárias para fiscalizar e penalizar aqueles empreendimentos que usam os recursos naturais de maneira irresponsável, Por outro lado, deve viabilizar e beneficiar os empreendedores que demonstram ações concretas de preservação e recuperação dos recursos naturais como, por exemplo, Tratar e reutilizar a água dentro do processo produtivo.
A sustentabilidade do meio ambiente depende exclusivamente de uma consciência universal de que os recursoa naturais sâo finitos, e que o crescimento econômico deve ser ajustado a proteçâo do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, e que integrar a