Gastronomia
CURSO EM GASTRONOMIA
Salvador - Bahia – Brasil
2013
Sumario
1. Nomenclatura
2. Conceito
3. História
4. Tipos de Uísque
5. Paises produtores
6. Processo de Produção de Uísque
7. Destilarias
8. Marcas de Uísque
9. Serviço de Uísque
10. Degustação de Uísque
11. Consumo de Uísque
1. Nomenclatura
Antes do século XVIII os escritores o definiam como “Usquebaugh” ou aqua vitae ( “Água da vida”), primeiro nome dado ao uísque.
Depois foi denominado em “Uisce beatha” para o gaélico, daí para “Usque baugh” para os celta e, por fim, para o inglês usky.
Em 1746 foi denominado whisky.
Na Irlanda e na Escócia, como "Whiskey"; no Reino Unido, Canadá e o Japão fui denominado "Whisky”; nos Estados Unidos e a Irlanda "whiskey; e o Brasil Uísque.
2. Conceito
É uma bebida alcoólica destilada de grãos, muitas vezes incluindo malte, que foi envelhecida em barris. Sua graduação alcoólica tem teor de 38 a 54% de álcool etílico em volume a uma temperatura de 20 °C, segundo a Legislação Brasileira.
3. História
Não se sabe com certeza quem criou o uísque, quando e onde surgiu. Há relatos que tenha sido utilizada desde 800 a.C, se não o uísque que hoje conhecemos mas algo semelhante. A arte da destilação teve início com os babilônios, na Mesopotâmia.
A produção de uísque na Escócia provém de várias tradições que foram introduzidas por São Patrício da Irlanda no século IV a.C., e a destilação era feita por indígenas nas terras altas, segundo o relato que a história traz, mesmo que sejam eles muitos vagos. Os Irlandeses e Escocês afirmam que eles é que criaram. Entre 1100 e 1300, aC destilação foi difundida na Irlanda e Escócia. Acredita-se que como nas ilhas tinha poucas uvas, empregadas na produção de vinho, a cevada passou a ser