Gastronomia
O primeiro acontecimento foi a conservação dos alimentos através da preparação, antes da descoberta do fogo. Após a utilização do fogo foi possível o uso de utensílios possibilitando diferentes modos de preparar o alimento.
2. O texto diz que as sociedades têm tendências a ver seus alimentos como coisas sagradas. Explique o que isso significa a partir da citação de um exemplo do texto.
“O homem logo inventou o ritual social básico que é a refeição e, mais adiante, o festim, este frequentemente realizado para ganhar a proteção e o favor dos deuses.” Na antiguidade, o pensamento de haver deuses e praticar oferendas era um ato casual, com a mentalidade de receber em troca força, proteção, desejos.
3. O texto afirma que o gosto é influenciado por fatores tais como sexo, idade, religião, região e nível de renda. Forneça um exemplo para cada item.
Em relação ao sexo, o uso da pimenta em diversas regiões. Idade, pelo amor ao doce em relação as crianças. Pela religião, a Índia considera a vaca um animal sagrado, impossibilitando a alimentação pela sua carne. Região, na Bahia há um forte consumo de pimentas. No nível de renda, a população de classe mais baixa, tem tendência a comer alimentos mais acessíveis, como cereais, carnes de baixo preço como frango.
4. Relate e explique quais são as motivações possíveis para induzir um ser humano a fazer uma refeição e quais são os fatores que envolvem esse momento.
“Fome é a carência biológica de alimento que se manifesta em ciclos regulares. Apetite é fundamentalmente um estado mental, uma sensação que tem muito mais de psicológico do que de fisiológico.”
5. Qual fator ligado à alimentação impulsionou Portugal em direção ao Ciclo das Grandes Navegações?
O comercio de especiarias incentivou Portugal para o início das Grandes
Navegações, e também, pela