gastronomia
Também conhecido por Agrião do Brasil, Agrião do Pará, Jambu-açu, Botão de Ouro, Agrião do Norte, o jambu não contém muitas propriedades nutritivas, mas é rico em celulose, substância importante para o bom funcionamento do intestino. Na forma de extrato, constitui-se um poderoso recursos para aliviar dores de dentes, de garganta, aftas. Suas folhas também possuem propriedades digestivas e de combate a febres, escorbuto, tosse, asma, bronquite, além de enfermidades das vias urinárias.
A partir de 2006, uma inusitada utilidade para o Jambu, constitui-se em base de uma pomada para aumentar a excitação feminina. O produto, resultado de experiências realizadas pela Embrapa em parceria com o Centro de Defesa do Negro (Cedenpa), foi testado em voluntárias, com resultado bastante.Um dos efeitos mais interessantes da erva é a capacidade de anestesiar os lábios e a língua.Quanto mais crua, mas o efeito se enfatiza.
O maço de jambu se assemelha a ramos de margaridinhas. Na hora do preparo, as folhas devem ser bem lavadas e aproveitadas apenas as que têm hastes mais tenras. As florzinhas amarelas devem ser eliminadas.
Jambu – hortaliça. Calorias: 10,8 – Peso: 20g – Porção: colher de sopa. lima O jambu é uma hortaliça que prefere clima quente e úmido. Temperaturas abaixo de 15°C prejudicam a planta, sendo que o ideal são temperaturas acima de 26°C. Pode ser cultivada o ano todo em regiões de clima quente, e durante a primavera e o verão em outras regiões.
Luminosidade
Esta planta pode ser cultivada com iluminação solar direta ou em sombra parcial, desde que haja uma boa luminosidade.
Solo
Cultive em solo bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo é de 5,8 a 6,5.
Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.
Plantio
O plantio é feito por sementes ou por ramos. Semeie no local definitivo da horta ou em