Gastronomia E Vinhos Peninsula De Setubal
Ano Letivo 2014/2015
Península de Setúbal
Curso: Licenciatura em Gestão Hoteleira
Unidade Curricular: Gastronomia e Vinhos
Docente: Professor Carlos Magalhães
Discentes: João Filipe Pinto Coelho
Nº de aluno: 33949
Diogo José Oliveira Santos
Nº de aluno:34605
Mês: Maio
Ano: 2015
Índice
Introdução da região demarcada…………………………………………..3
Viticultura e Vinhas…………………………………………………….....4
Fatores Geoclimáticos……………………………………………...…......6
Castas Brancas…………………………………………………………….7
Castas Tintas………………………………………………………………8
Vinhos Brancos…………………………………………………………..10
Vinhos Tintos…………………………………………………13
Vinhos Generosos…………………………………………….16
Bibliografia…………………………………………………...18
Introdução da região demarcada
A área geográfica de produção da Indicação Geográfica (“Vinho Regional”) Península de Setúbal abrange todo o distrito de Setúbal. A diversidade das castas que podem ser utilizadas na elaboração destes vinhos e alguma heterogeneidade de “terroirs” (que se estende por toda a Península de Tróia e abrange no seu extremo sul o concelho de Santiago do Cacém) leva a que se produzam vinhos de destacada qualidade e de diferentes características.
As caraterísticas organoléticas dos vinhos tintos são diversas, com apresentações em vinhos varietais que dão a conhecer o comportamento aromático e gustativo de algumas das mais importantes castas nacionais como Touriga Nacional, Aragonez, Alicante Bouschet, Trincadeira, ou Touriga Franca e internacionais como Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot.
Viticultura e vinhas
A viticultura da Península de Setúbal encontra-se distribuída por praticamente, todos os concelhos que a compõem. Com uma área total de cerca de 9500 ha, é no concelho de Palmela que se encontra a maior mancha vitícola da região, seguida pelo concelho do Montijo, pelo concelho de Setúbal e concelho de Sesimbra. É de salientar a existência duma área de vinha importante nos concelhos mais a sul do distrito