Portugal nutrição
Portugal é um prolongamento das formações montanhosas da Península Ibérica. Na sua fisionomia distinguem-se dois tipos de relevo: a Sul e a Norte do rio Tejo.
A Norte, o relevo é mais acidentado, sendo o terreno escarpado e cortado por vales profundos. A erosão decorrente de fenômenos atmosféricos esculpiu as elevações de terreno, dando-lhes um cunho distinto das da paisagem espanhola.
Entre os rios Minho e Douro estende-se uma cadeia montanhosa, que se ramifica até à linha da costa, deixando uma estreita faixa ribeirinha. Entre o Douro e o Tejo elevam-se os picos mais elevados, a Serra do Marão e a Serra da Estrela (1 993m).
A Sul do Tejo, aparecem as terras mais uniformes, de escasso relevo e pantanosas. A vegetação predominante nesta região limita-se a plantas e arbustos (charnecas) ou a árvores mediterrâneas (sobreiros, azinheiras, figueiras e oliveiras).
A rede hidrográfica é rica, ganhando caudal e importância rios nascidos em Espanha, como os rios Minho, Douro, Tejo e Guadiana que desaguam no Oceano Atlântico. As fozes do Douro e do Tejo constituem importantes ancoradouros, tendo garantido à nação portuguesa uma importante plataforma natural para uma existência vocacionada para o comércio atlântico e ultramarino.
AS PRINCIPAIS REGIÕES DE PORTUGAL
Portugal pode ser dividido em sete principais regiões:
NORTE
A região Norte de Portugal proporciona um contraste incrivelmente belo em relação ao Algarve. Aqui a vegetação é abundante e verde durante todo o ano e, uma vez que a maioria das cidades e aldeias é de origem medieval (finalmente!), se aquilo que procura são pontos de referência culturais e arquitetônicos, não irá ficar desapontado!
Não esqueçamos um pequeno agrado para os entendedores: a região é também bastante conhecida pelos seus vinhos e gastronomia, de onde é oriundo o “Vinho Verde” bem como o Vinho do Porto, bem conhecido a nível mundial. Encontre uma das muitas antigas “Quintas” e lagares onde pode provar as