Artigo Final
Autora: Simone da Silva Ferreira
Orientador: Profº. Drº. Robson Roberto da Silva
Resumo
O presente artigo analisa o contexto histórico da Política de Saúde no Brasil em três momentos, isto é no período dos anos 30 até 80, no período da redemocratização e último momento no período neoliberal.
Palavras-Chave: Política de Saúde; Brasil; Redemocratização; Neoliberalismo.
Abstract
This article examines the historical context of health policy in Brazil in three stages, ie in the period of 30 years up to 80 in the period of democratization and last time in the neoliberal period.
Keywords: Health Policy; Brazil; democratization; Neoliberalism.
I. Introdução
O presente artigo tem por objetivo apresentar brevemente a trajetória da Política de Saúde no Brasil, considerando seus diferentes momentos e articulando-a ao processo sócio-histórico. Para tal, foi necessário caracterizar a saúde desde o período que antecede os anos 1930 (anterior à ação estatal) até a política de saúde durante o regime militar. Em seguida foi enfocado o período da redemocratização, percebendo quais os fatores que fizeram avançar o movimento de Reforma Sanitária. Por fim, e chegando aos dias de hoje, tratou-se sobre a entrada da política neoliberal. Este artigo resultou de uma pesquisa qualitativa, foram utilizadas referências bibliográficas, que discutem sobre a temática. O presente capítulo está estruturado da seguinte forma: o primeiro procura abordar a Política de Saúde no Brasil do período Varguista á ditadura militar, o segundo abordar a Política de Saúde no contexto da redemocratização do Brasil (anos 70 e 80). Já no terceiro abordar a Política de Saúde no Brasil no período da ofensiva neoliberal (Collor até Dilma).
II. Desenvolvimento
2.1. A Política de Saúde no Brasil: do período Varguista á Ditadura Militar
A revolução de 1930 marcou o fim da hegemonia política da classe dominante ligada à exportação do café. A crise de 1929 afetou as