artigo final
Redes Ópticas
Lucas Augusto Scotta Merlo, Lucio Agostinho Rocha
Faculdade de Computação - Universidade Federal Uberlândia (UFU)
Caixa Postal 593 - 38400-902 - Uberlândia - MG, Brasil
{ lucasscotta,outrosdiasvirao}@yahoo.com.br
Resumo: Neste artigo apresenta-se o protocolo JET (Just-Enough-Time) que aumenta a utilização da largura de banda em redes ópticas baseadas na tecnologia WDM. É apresentada a forma mais comum de reserva do meio (one-way reservation) utilizada pelo protocolo JET, com algumas modificações, para melhor aproveitar as transmissões em redes de fibras ópticas, visto a grande necessidade da comunicação e o aumento de tráfego nas mesmas. Por fim é apresentada uma descrição dos 5 elementos do protocolo JET.
Palavras Chave: WDM, Tell-and-Go, One-way reservation, JET, Protocolo.
1. Introdução
Vivemos em uma época onde o aumento crescente do fluxo de informação exige que os meios de transmissão ofereçam serviços confiáveis e de alto desempenho, essenciais para oferecer serviços de comunicação com qualidade.
Cada vez mais as pessoas utilizam a Internet, seja para o acesso a páginas da web, publicação on-line de documentos, comunicação VOIP, transferência de dados, enfim, são utilizados serviços altamente dependentes dos recursos oferecidos pela rede. Muitos usuários ou mesmo empresas são capazes de produzir diariamente, sem muito esforço, milhares de gigabytes de informação que precisam ser transmitidos através das redes. O aumento da velocidade e da taxa de transmissão de dados é necessário para garantir o pronto atendimento às necessidades de comunicação atuais. Por isso, o uso de tecnologias que permitem otimizar o desempenho do tráfego de informação junto à banda disponível torna-se uma importante fonte de estudos[5][6][7].
Dentre esses estudos destacam-se as pesquisas em redes de fibra óptica de alto desempenho que utilizam a tecnologia WDM (Wavelength Division