Gestão de Produtos e Marcas
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de aprendizagem: Gestão de Produtos e Marcas
Curso:
Professor:
Nome do estudante:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Problematização:
As Havaianas, lançadas pela São Paulo Alpargatas em 1962, considerada o “chinelo de borracha de pobre no Brasil”, hoje é encontrada nos pés das atrizes Julia Roberts e Sandra Bullock, e das top models Naomi Campbell e Kate Moss.
As Havaianas de hoje – como as de antigamente– não soltam as tiras e não têm cheiro. A diferença é que além do Brasil elas estão no exterior e com novo perfil de consumidores. (A Alpargatas também é dona das marcas Rainha, Topper, Mizuno e Timberland).
Segundo o presidente da empresa ele não quer exportar um produto, mas uma marca. E o trabalho de construção desta marca internacional vem da nova postura de marketing da Alpargatas.
Quando da nova postura (2005) a empresa exportava para 15 países, a maioria deles na América Latina. Atualmente a Alpargatas chega a 52 mercados nos mais diversos lugares do mundo. Uma de suas primeiras medidas para chegar a esses destinos foi reorganizar a rede de distribuidores, buscando parceiros mais afinados com o novo posicionamento, diferenciação em vez de quantidade/escala.
A contratação de uma RP para divulgação nos Estados Unidos iniciou com o envio de sandálias a jornalistas de editoriais de moda. Outra idéia adotada foi distribuir as Havaianas aos indicados ao Oscar. Foi desenvolvido um modelo sofisticado, decorado com cristais austríacos Swarovski e uma caixa especial para colocar o calçado. No dia seguinte à premiação, todos eles receberam sua sandália.
Iniciativas como essa devem ajudar a Alpargatas a vender 1 milhão de pares de