Gestão de Produto e Marcas
Gestão de produtos e marcas: a identidade da empresa está estampada no seu produto ou serviço
O artigo descreve a importância da criação de uma boa marca para um produto/serviço, pois a mesma é essencial junto aos consumidores
O ambiente de negócios é dinâmico e não permite a nenhuma organização confiar plenamente sua sobrevivência a um produto consagrado. A concorrência copiará seu produto, os consumidores mudarão seu comportamento de compra, as tecnologias apresentarão novas formas de fazê-lo melhor e mais barato. É nesse ponto que o processo de gestão do produto deve encontrar formas de diferenciá-lo dos concorrentes, alinhando-o com as necessidades dos consumidores e, com isso, atingir os objetivos organizacionais estabelecidos.
O planejamento é o ponto de partida para a gestão de produtos, pois compreende a análise das diferentes dimensões que caracterizam o ambiente de marketing da organização. Essa analise vai envolver: o monitoramento constante do movimento da concorrência, e vai compreender as alterações no comportamento do consumidor, identificar as macrotendências ambientais de ordem política, econômica, social e tecnológica em curso; bem como desenvolver a devida avaliação das capacidades internas da organização para adaptar-se ao cenário competitivo que lhe é eminente.
Quando uma organização possui uma variedade de produtos ofertados ao mercado, e precisa planejar a locação de recursos entre as diversas linhas, ela deverá utilizar critérios objetivos que a oriente nesse processo. A utilização combinada de abordagens quantitativas e qualitativas de análise dos resultados decorrentes das estratégias de produtos até então adotadas permite uma maior eficácia às futuras decisões a serem tomadas pelo nível gerencial.
As decisões de portfólio podem levar a outras decisões, não menos importantes, que se referem aos diferenciais que o produto/serviço deve apresentar para que seja percebido como de valor para o consumidor.