Gastronomia - uma nova receita
A culinária norte-rio-grandense influenciada pela colonização portuguesa e pela cultura indígena, está dividida entre dois tipos de produtos, os produtos da terra, derivados da pecuária local e os frutos do mar, por ter uma localização privilegiada no litoral brasileiro. Algumas das comidas que mais se destacam na nossa culinária são: bobó de camarão, lagosta, caranguejada, paçoca, farinha de mandioca, feijão verde, macaxeira e a popular ginga com tapioca, tema escolhido para apresentação desse projeto.
A tradicional ginga com tapioca foi criada no Mercado Público da Redinha, que é situado na Praia da Redinha, Litoral Norte de Natal. Segundo Ivanize Januário, filha da dona Dalila (criadora do prato), a iguaria passou a existir entre os anos 50 e 60.
Ginga é o termo usado para designar uma espécie de peixe, também conhecido em outros lugares do país como Manjubinha. Esse peixe é frito e servido acompanhado de uma tapioca. A tapioca é feita através de uma goma, que é colocada em uma chapa aquecida, essa goma coagula-se e é servida em forma de "meia-lua".
1.1 Objetivo Geral
Recriar através de uma nova receita a apresentação e o sabor da Ginga com Tapioca.
1.1.1 Objetivos específicos
• Aprimorar o sabor da tradicional ginga com tapioca.
• Dar uma nova cara para o prato, criando um novo design para gastronomia local.
• Identificar os ingredientes fundamentais da receita tradicional e usa-los com intuito de refinar a receita, a fim de atrair um novo público alvo.
1.2 Justificativa
A criação do projeto foi feita para desenvolver as nossas habilidades como alunos do curso de Gastronomia. O conceito de um "novo produto" é a descoberta, então visando a grande aceitação da tradicional ginga com tapioca, não só pelos potiguares, mas também por turistas que visitam a cidade do Natal, o trabalho vem instigar a curiosidade para descobrir e experimentar esse novo sabor.
Para vivenciar o conceito de descoberta, foi criado não