Gastronomia Funcional
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
Alimentos Funcionais 5
Gastronomia Funcional 5
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
ANEXO 9
Receita Funcional: Brigadeiro de grão de bico
INTRODUÇÃO
É de fundamental importância o consumo de alimentos que contenha substâncias que promova a saúde, bem como uma melhor qualidade de vida. Sendo a alimentação é um fator primordial na vida do ser humano, garantindo a manutenção das funções vitais do organismo. O consumo de alimentos funcionais nutri o corpo assegurando a prevenção e combate o avanço de doenças.
Segundo a ANVISA - portaria n.º398, de 30/04/99: “Alimento funcional é todo aquele alimento ou efeito ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos na dieta usual, produz metabolismo e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica. Ou ainda, pode-se definir alimento funcional como o produto que contém, além dos nutrientes conhecidos, compostos capazes de causar efeitos benéficos à saúde.”
A gastronomia e a nutrição são ciências que se completam para melhorar a qualidade de vida, unindo hábitos saudáveis com o prazer de se alimentar. Em meio a essa concepção surgir uma nova tendência, a gastronomia com introdução de alimentos funcionais, aliando técnicas dietética a nutrição funcional (FERREIRA, 2006).
A gastronomia funcional permite preparar os alimentos preservando os seus nutrientes sem alterar o sabor, garantindo textura, maciez e aromas. Existe no mercado uma gama de alimentos com propriedades funcionais, com isso podemos misturar gastronomia clássica, contemporânea e fusion para agradar ao máximo de pessoas. Tudo vai depender da composição do prato para termos uma boa alimentação.
ALIMENTOS FUNCIONAIS
Os alimentos contém diversos nutrientes essenciais, que a ingestão na proporção adequada