gastronomia na alimentação escolar
A importância da escola na formação dos hábitos alimentares
A alimentação é uma das necessidades mais importantes para o desenvolvimento do ser humano, não apenas sob o ponto de vista biológico mas também por envolver aspectos sociais, psicológicos e econômicos. Esta transformação está presente em todas as fases da vida, porém, na infância e na adolescência é mais evidente (1, 2).
Uma alimentação nutricionalmente adequada, principalmente nessas fases, associada à ausência de doenças, promove o crescimento e o desenvolvimento de acordo com o potencial genético do indivíduo, um aproveitamento escolar mais satisfatório, menor risco de doenças na fase adulta e senil, além de manter as defesas imunológicas adequadas e melhorar a qualidade de vida (8).
Sabe-se que os escolares passam praticamente um terço da vida ativa na escola nos dias de semana, cerca de 200 dias ao ano. Por isso a escola desempenha um papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles, o da alimentação, que se estenderá para o resto da vida dos alunos(1, 2, 3).
Deste modo, o aluno que se alimenta na escola participa das aulas sem a sensação de fome e de seus efeitos durante este período ( ) e os hábitos, adquiridos desde a amamentação às papinhas salgadas dos seus primeiros anos de vida, é que determinam a seleção dos alimentos posteriormente (1, 2, 3).
A alimentação de uma criança reflete diretamente sobre a sua saúde geral e, como tal, deve ser realizadade modo adequado para a instalação e a manutenção de hábitos saudáveis que perpetuarão ao longo da vida. Assim, a orientação nutricional deve ser incluída no planejamento de educação em saúde de maneira concreta, enfatizando a importância da prática alimentar no contexto da saúde (4).
Sendo assim, a escola apresenta-se como um espaço privilegiado para a construção da cidadania.
Além de promover a saúde e de contribuir na formação de bons hábitos alimentares dos