O PNAE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO MUNICPIO DE LARANJEIRAS DO SUL

718 palavras 3 páginas
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Eliziane Damiani
Ivete Ferreira

A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS DO SUL

Adriana Piasecki

Laranjeiras do Sul
2014
O PNAE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO MUNICPIO DE LARANJEIRAS DO SUL

O PNAE vem a fortalecer a alimentação nas escolas públicas, com intuito de propor ações que intermediam a região e sua produção. Claramente o Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE) vem nutrindo e refletindo diretamente no aprendizado dos educandos das escolas.
A Lei nº 11.947/2009 determina a utilização de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas (de acordo com o Artigo 14).
A valorização dos produtos agrícolas da região possui grande valia no município de Laranjeiras do Sul, pois, segundo o programa a aquisição de gêneros alimentícios será realizada, sempre que possível, no mesmo município das escolas. As escolas poderão complementar a demanda entre agricultores do território rural, estado e país, nesta ordem de prioridade.
Segundo Oliveira (2013) a aquisição dos gêneros alimentícios precisa “ser diversificada e produzida em âmbito local, regional, territorial, estadual e nacional, nessa ordem; priorizar os gêneros alimentícios da safra do ano de entrega do produto à escola; ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias considerando a sazonalidade e as peculiaridades da produção da Agricultura Familiar”. O município de Laranjeiras do Sul construiu um projeto referente a horta, com intuito de direcionar aos educandos uma alimentação saudável e nutritiva para os educando da rede municipal. O PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR E A GASTRONOMIA – PEHEG está

Relacionados